top of page

 

                             

 

 

 

                      A  MAIS TERRÍVEL FASE DO DESVIADO 

 

                                                                 (QUANDO O AFASTAMENTO DO CAMINHO TRANCA AS PORTAS                                                                     DO CORAÇÃO PARA A PALAVRA)

                                                                  Convém seguirmos uma sequência de raciocínio que, passo a                                                                         passo, nos levará ao pleno entendimento sobre o tema                                                                                     "Esquizofrenia Espiritual": O que é exatamente isto; o que                                                                               representa; e qual a atitude biblicamente coerente do cristão ao                                                                   verificar tal enfermidade espiritual (gravíssima) em um desviado                                                                     do caminho.

 

1. O que é "esquizofrenia", na visão da medicina: Uma das formas de perturbação mental (uma psicose), em que o doente perde o contato com a realidade, e passa a viver num mundo imaginário, que criou para sí mesmo. No popular, representa dizer que o esquizofrênico é um "lesado", ou vive em "transe", fora (totalmente) da realidade, como um "hipnotizado" constante.

2. Como a medicina diagnostica (identifica) os sintomas da esquizofrenia? A psiquiatria, que é a parte da medicina que lida com distúrbios mentais, reconhece que a esquisofrenia é um distúrbiio/perturbação mental de difícil identificação, pelo menos quanto aos sintomas, na sua fase inicial. 

3. Quais são os sintomas mais comuns? Alucinação (delírio, ilusão insensata e arrebatadora), desorganização do pensamento. Enfim, a esquizofrenia é um dos tipos de psicose (distúrbio ou perturbação mental).

4. Qual o tratamento (terapia/terapêutica)? Vale destacar o polêmico método do "eletrochoque" (choque na cabeça - é isto mesmo que você acabou de lêr: "choque... na cabeça"!!). O método surgiu na década de 30 e  nos dias atuais, por exemplo, 100 mil a 150 mil pacientes são submetidos à esta terapia, nos Estados Unidos da América. Contudo, tal recurso  já foi considerado não eficaz, pois não visa sequer a cura, e sim, apenas o controle dos sintomas e impulsos do paciente (um tipo de "sossega leão"). Medicação: Naturalmente os nomes e marcas são inúmeras, porém todos são rotulados de "anti-psicóticos",que também não levam à cura, mas apenas ao controle do sintoma ou da doença em sí.

5. E quanto à cura? Decididamente, publicações diversas acêrca do tema respondem, com clareza: "A esquizofrenia não tem cura".


Entendam, agora, a comparação dos ítens anteriores com os que, abaixo, se seguem.

 

1. Esquizofrenia Espiritual: Uma das formas degradantes de opressão malígna, em que o caído e desviado perde a sensibilidade espiritual, tal é o exagerado esvaziamento do Espírito de Deus e as inúmeras "doses" do cálice de satanás, em sua vida ( I Co 10:21Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.)

   O enfermo espiritual passa a viver a ilusão de que o "mundão" é melhor, ou projetar sua vida como se nunca tivesse conhecido a Palavra de Deus.

 

2. Como a Palavra de Deus identifica os sintomas da esquizofrenia espiritual? Deus cita, com clareza, como um  crente inicia a caminhada para o esfriamento, para a queda, até chegar à fase ainda mais crítica de um desviado, que é a esquizofrenia espiritual: (E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Ou seja, quem não  obedece a esta  Palavra Ef 5:18), acaba se esvaziando; e o esvaziamento acontece aos poucos, como aos poucos as raposinhas (dureza de coração e resistência à Palavra), sem chamar muita atenção,  vão destruindo o que se plantou (Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor. Ct 2:15).  Evoluindo o estado de afastamento, chegamos à fase da "loucura" espiritual", que é aquele duro de coração, ainda dentro de 4 paredes de uma igreja, que ao sair do "culto" (que culto é este que ele prestou????), bebe, imediatamente, do cálice de satanás, não uma nem duas vezes, mas, costumeiramente, como sendo já uma mania ou pior, um vício (Deveras o meu povo está louco, já não me conhece; são filhos néscios, e não entendidos; são sábios para fazer mal, mas não sabem fazer o bem. Jr 4:22).

Evoluindo mais ainda, acontece o desvio declarado: Desviado da Palavra (como já estava mesmo dentro do prédio da igreja) e desviado da igreja (Quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares secos, buscando repouso; e, não o achando, diz: Tornarei para minha casa, de onde saí.
E, chegando, acha-a varrida e adornada.  Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem é pior do que o primeiro.
 Lc 11:24-26). Mas ainda, pela ordem da "decadência espiritual", esta fase ainda não é a pior delas (a esquizofrenia), pois este desviado declarado pode voltar para a igreja (glória a Deus pelos que retornam PARA JESUS, determinados, e se esforçam, ficando firmes).

Muitos, porém, que voltam para a "igreja" (as 4 paredes),  desviam-se novamente (da Palava e da igreja); e, depois,  voltam para a "igreja"  novamente,  desviando-se mais uma vez (a 3ª !!!).

 

Enfim, quantas vezes estas pessoas voltaram ao próprio vômito (Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro.
Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado; Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama. II Pe 2:20-22
)? Quantas vezes estas pessoas desprezaram o Espírito  Santo de Deus (Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo,
E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro,
E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério. Hb 6: 4-6
)? Quantas vezes tentaram enganar ou brincar com as coisas de Deus (Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gl 6:7)? Quantas vezes provocaram  ira de Deus (Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece. Jo 3:36)?

Medite na "rejeição" de  Deus contra estas pessoas de coração tão duro, leia atentamente  o que diz em Romanos, veja como estas pessoas "buscaram se lançar fora"(Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;
Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.
E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;
Estando cheios de toda a iniqüidade, fornicação, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;
Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães;
Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;
Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem. Romanos 1:22-32
;  pessoas que não se esforçaram para resistir ao diabo (Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.Ef 4:7).

Enfim, diante do 2º estado pior do que quando nem haviam recebido a Jesus pela 1ª vez... quantos demônios estiveram influenciando esta vida?

Encerrando este item: Os sintomas da esquizofrenia,  pelo que acompanhamos, acima, são identificados pela "repetição de desvios". A repetição dos "arranhões", no mesmo local, torna a carne mais dura, dando origem ao conhecido "calo". Interessantemente, a Palavra de Deus nos mostra, claramente (vimos os versículos acima), que o coração que se endurece, repetidas vezes, para a Palavra, arranhado-se nas quedas, no "mundão", no "vai-e-vem", entra-e-sai da igreja,  acaba transformando-se, num "calo", perdendo, assim, a sensibilidade com as coisas de Deus, tornando-se um... esquizofrênico espiritual - o mais oprimido dos desviados. O coração deste, agora, tornou-se um "calo", insensível para a Palavra de Deus.

 

 

3. Quais os sintomas mais comuns? Vício por coisas fora da Lei (Lei de Deus). constantemene perturbações, comportamento assombrado, tendência a se assustar falcilmente, em situações totalmente brandas e inofencivas (lembra do que aconteceu com o rei Saul em I Sm 16:14,15? E o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do Senhor.
Então os criados de Saul lhe disseram: Eis que agora o espírito mau da parte de Deus te atormenta;

 E mais: O mesmo tempo, pelo prazer que demonstram em "viajar" nas ilusõe mundanas, parecem não ter noção (e perderam a noção mesmo!!) de que na verdade, estão como que na recepção do inferno (são os mais cotados para arder no lago de fogo e enxofre - somente a misericórdia de Deus mantém batendo seus corações).

Os assuntos referentes às coisas espirituais são recebidas sem o menor interresse, ainda que passem por sérias dificuldades , demonstram algum interesse inicial,  mas  no dia seguinte (ou em curtíssimo prazo), se voltam,  viciados/oprimidíssimos, para as coisas mundanas. Encerrando este item: Qual o sintoma central e evidente do esquizofrênico espiritual?

Vício incontrolável pelas coisas mundanas e comportamento constantemente perturbado (o que é próprio de todo viciado).

Compare a situação do esquizofrênico espiritual com a de um viciado. Assim  é a situação do esquizofrênico espiritual: Vício pelas coisas do mundão. Um vício muito mais intenso e dominador do que o vício daquele que nunca saiu do mundão para o evangelho. Como diz a Palavra, "o segundo estado é pior do que o primeiro" (Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. 2 Pedro 2:20).

 

4. Qual do tratamento/qual a terapia? A ciência, que se desenvolveu por uma profecia e permissão de Deus (Assim não fareis ao Senhor vosso Deus Dn 12:4) é exercida pelo homem; homem este que não tem a cura para o esquizofrênico, mas apenas uma "anestesia" ou recursos para "amansar" o paciente.

 

Nós, criaturas, ainda que (PRESTEM ATENÇÃO)  servos e servas sejamos, não veremos a cura do esquizofrênico espiritual por palavra alguma que saia de nossos lábios, ainda que palavras claramente bíblicas, extraidas da escritura sagrada. Bem parecido com  a limitação dos médicos e cientistas, nosso limite é "convidar o esquizofrênico espiritual a assistir/participar (??) a um culto" e tratá-lo bem, ressaltando que a melhor maneira de, biblicamente, tratar alguém, com amor, é orar por este alguém.

 

 Faça o que ele fizer no momento do culto, para o esquizofrênico espiritual, estar dentro de 4 paredes de uma igreja é apenas um "passeio" para quebrar a rotina, onde o inimigo de nossas almas diz, constantemente, e o oprime, dizendo "ah, todas estas coisas você já sabe, coisas que você já experimentou e você mesmo viu que as coisas do mundão são muito melhores..." basta obervar que não há interesse algum em levar a bíblia para a igreja - até porque ela não será usada. (lembre-se: satanás,  normalmente, não diz ou não quer que percebam que existe uma "influência" direta dele,  pois prevalece a profecia bíblica de Ez 28:19: " Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais subsistirá. Onde  Deus  tornou satanás um "espanto", ou seja, quase todas as criaturas do planeta não se movem para estar "com satanás", mas sim  com as coisas que são mantidas "disfarçadas" - leia a extratégia manjada de satanás em II Co 4:4: Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
Qual, enfim, o tratamento eficaz que, nós, convertidos, podemos e devemos aplicar? Orar ao Senhor (Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens;
Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade;
Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,
Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.
Para o que (digo a verdade em Cristo, não minto) fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios na fé e na verdade.
Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.

I Tm 2:1,8). É o que há de realmente eficaz a fazer. É você e Deus, e não você e o que sofre de esquisofrenia, exceto o AMOR seu para ele (amor bíblico, com ORAÇÃO, sem poesia, até porque o estado gravíssimo da enfermidade espiritual impede que o esquizofrênico entenda/absorva as suas ricas palavras - lembre-se de que o "início" de Pv 23:9 ( Não fales ao ouvido do tolo, porque desprezará a sabedoria das tuas palavras. e Mt 7:6 Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem. E mais: não tente tentar conversar com Deus sobre o "como" Ele, o Senhor, irá fazer, pois Ele, só Ele sabe.

 

5. A cura:  Vimos que "nem ciência, e, por isso, nem o homem, tem a cura para o problema". Já o Senhor dos senhores tem!! A ciência até usa de "choque", um brutal método para apenas amenizar o problema (daqueles encarregados de lidar com o enfermo - pois, na verdade, o problema do paciente continua). O homem pode buscar a força da alta voltagem para dizer que está controlando a situação, mas o nosso Deus ensina, dizendo: "Nem por força ou por violência..." (Zc 4:6).

 

Enfim, qual o método de Deus? Não à força. Jamais!! Nunca, em hipótese alguma. Analise o seguinte: ** O esquizofrênico espiritual, como já ficou bem esclarecido, é alguém que atingiu um grau de afastamento de Deus, além do estado de "simples desviado". Digamos que (pelos "vai e vems" ) o esquizofrênico espiritual, depois de já desviado, ainda "viajou para mais longe". '

 

** O que faria ou pode fazer alguém acordar ou de um sonho ou sair de uma distração profunda? Um transe? Um choque? Um aceno diante dos olhos? Um beliscão ou especificamente uma dor? Todas as alternativas acima são possíveis soluções, mas Deus faz uso, exatamente, ... da  DOR (Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração. Ec 7:3: e Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte. II Co 7:10).  O método do "sofrimento", é ,então, o medicamento TOTALMENTE DECISIVO (depois, ao final entenderão o "porquê" de ser decisivo) usado por Deus, para trazer muitos (a grande e esmagadora maioria) ao evangelho, e para convencer desviados a fazer um concerto com Ele. Deus cria situações, criou e cria, inclusive, o mal, tudo para que o bem prevaleça  ( Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas. Is 45:7). Contudo, no caso do esquizofrênico espiritual, a "dose" deste "medicamento" é, inevitavelmente, bem mais forte.

 

Que dor ou dose de sofrimento seria necessária para que alguém, com tamanha opressão malígna "voltasse à realidade" (de que ela precisa ter aliança com Deus e não com o inimigo de nossas almas). Qual intensidade de dor faria com que o esquizofrênico espiritual clamasse "Jesus, cura-me"; e determisasse, em verdade, "satanás, você não tem poder sobre minha vida"; e confessasse "Jesus, só o Senhor é digno da entrega da minha vida".

 

** Enfim, qual seria a dose da dor fora do normal, necessária para curar o esquizofrênico espiritual? Muitos já ouviram falar de "moenda". Deus sabe até que ponto deve "deixar a cana moer". Deus sabe a dôr máxima que a criatura pode suportar ( Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.  I Co 10:13).

Interessante: Este recurso de Deus é um RECURSO DE AMOR, aplicado desde os irmãos, inclusive, que se encontram no aprisco, como ovelhas do Senhor dos senhores, até os ímpios, os incrédulos, também aos desviados e aos "mais que desviados", ... os esquizofrênicos espirituais (estes, os esquizofrênicos, como já esclarecido, só absorvem a mensagem da aliança com Deus, através de intensas moendas, onde só o Senhor, é claro, conhece a dose certa).

 

Entenda, ainda, algo maravilhoso: Este recurso, este medicamento, que DECIDE, ... NÃO OBRIGA nenhum enfermo espiritual (nem o incrédulo - você que, um dia, veio pela dôr - nem o irmão/irmã, ovelhas de Cristo), não obriga qualquer criatura que seja a coisa alguma.  Em se arrependendo, o , agora, "EX-esquizofrênico" será resgatado para a luz do evangelho, verdadeiramente, curado (o remédio do Senhor é poderosíssimo).

 

Porém, SE mesmo com a dor extrema (no grau e tempo de Deus), o enfermo negar a Jesus, nada mais restará fazer (Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus. Mt 10:33, Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,Hb 10:26); pois, sabemos, Deus seguirá o juízo ( E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, Hb 9:27). É uma regra divina: Deus não obriga ninguém a coisa alguma - nem mesmo a sair das trevas e/ou a ser salvo.

Dica: Querem ser usados para Deus agir no retorno do esquizofrênico espiritual, à presença do Senhor? Encham-se de  fé, envolvendo-se com a Palavra de Deus (
Tende fé em Deus Mc 11:22-24; Rm 10:17 De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.), crescendo em sabedoria, entendendo os desígnios de Deus, para que sua oração tenha o efeito necessário (Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.
Tg 5:16;ubi, e possuí a terra, que vos tenho dado: rebeldes fostes ao mandado do Senhor vosso Deus, e não o crestes, e não obedecestes à sua voz. Dn 9:23; 10:12).

***** Após Deus responder com a providência DECISIVA, às orações dos servos e servas, em prol de um enfermo em estado "terminal" (o esquizofrênico espiritual), somente uma pessoa (e mais ninguém) poderá impedir que o esquizofrênico espiritual seja curado: O próprio enfermo, ao DESPREZAR o "remédio" do "Médico dos médicos", nosso Senhor Jesus Cristo (Deus, embora insista, não obriga a coisa alguma, entenda!). Leia Gl 3:15:
 
Irmãos, como homem falo; se a aliança de um homem for confirmada, ninguém a anula nem a acrescenta.

 

bottom of page