
11Âș SINAL - A GRANDE TRIBULAĂĂO - PERSEGUIĂĂO MUNDIAL AOS VERDADEIROS CRISTĂOS
Mt 24:9 - "EntĂŁo vos hĂŁo de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ĂŁo; e sereis odiados de todas as gentes por causa do meu nome."
Mt 24:21 - "Porque haverĂĄ entĂŁo grande aflição, como nunca houve desde o princĂpio do mundo atĂ© agora, nem tĂŁo pouco hĂĄ de haver."
Ap 7:9 - "Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidĂŁo, a qual ninguĂ©m podia contar, de todas as naçÔes, e tribos, e povos, e lĂnguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestidos brancos e com palmas nas suas mĂŁos:"
Ap 7:13-14 - "E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestidos brancos, quem são, e donde vieram? E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram os seus vestidos e os branquearam no sangue do Cordeiro."
II Pe 3:17-18 - "Porque melhor Ă© que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer), do que fazendo mal. Porque tambĂ©m Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo EspĂrito."
II Pe 4:13 - "Mas, alegrai-vos no fato de serdes participantes das afliçÔes de Cristo; para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis."
I Pe 4:16 - "Mas, se padece como cristĂŁo, nĂŁo se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte."
Ap 2:10 - "SĂȘ fiel atĂ© a morte, e dar-te-ei a coroa da vida."
ApĂłs a recusa dos cristĂŁos em receber a marca do Anticristo e adorĂĄ-lo, ele os perseguirĂĄ e matarĂĄ a muitos, sendo que uma parte dos servos de Cristo, de forma milagrosa, serĂĄ protegida por Deus. Esta parte Ă© que passarĂĄ pelo arrebatamenro sem sofrer a morte.
12Âș SINAL - A PREGAĂĂO DO EVANGELHO EM TODO O MUNDO
Mt 24:14 - "E este evangelho do reino serĂĄ pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e entĂŁo virĂĄ o fim."
Jesus deixou bem claro que Ele somente voltaria quando o evangelho fosse anunciado em todo o mundo. Este sinal estĂĄ se cumprindo em nosso dias. Com o advento da internet, qualquer pessoa no planeta poderĂĄ conhecer a Cristo.
Mesmo na grande tribulação, o evangelho serĂĄ anunciado, pois o martĂrio e a perseguição aos cristĂŁos serĂĄ notĂcia em todo o mundo, sendo que todas as pessoas saberĂŁo que os cristĂŁos estarĂŁo sofrendo perseguiçÔes e mortes por amor ao nome de Jesus Cristo.
Assim, o mundo nĂŁo terĂĄ desculpas diante de Deus quando do julgamento, e entĂŁo.... VIRĂ O FIM, pois Jesus voltarĂĄ, e:
- ressuscitarĂĄ os mortos;
- transformarĂĄ os vivos;
- arrebatarĂĄ a igreja;
- destruirå o anticristo, o falso profetas e seus exércitos;
- destruirĂĄ o mundo;
- farĂĄ o julgamento dos Ămpios e dos anjos maus;
- lançarĂĄ os Ămpios e os anjos maus no lago de fogo;
- criarå novos céus e nova terra, com a nova Jerusalém, onde os salvos viverão eternamente.
13Âș SINAL - SERĂ COMO NOS DIAS DE NOĂ
Mt 24:37-39: âE, como foi nos dias de NoĂ©, assim serĂĄ tambĂ©m a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilĂșvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, atĂ© ao dia em que NoĂ© entrou na arca, e nĂŁo o perceberam, atĂ© que veio o dilĂșvio, e os levou a todos â assim serĂĄ tambĂ©m a vinda do Filho do homem.â
Gn 6:5: âE viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra, e que toda a imaginação dos pensamentos do seu coração era sĂł mĂĄ continuamente.â
Gn 6:1: âA terra porĂ©m estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violĂȘncia.â
Quando observamos o padrão moral da sociedade atual, somos forçados a comparar a nossa geração com aquela dos dias de Noé. Inclusive, ao mencionar os sinais que indicariam a proximidade da sua vinda, o Senhor Jesus nos disse que a geração que veria a sua volta seria bem parecida com a dos dias de Noé.
Vejamos algumas semelhanças entre essas geraçÔes:
1 â Exagero apego aos prazeres humanos: Comer, beber e casar sĂŁo atividades cotidianas de uma sociedade, mas o que o Senhor condenou foi o ato de levar a vida somente preocupando-se com estas atividades, sem sequer pensar na possibilidade do retorno do Filho do homem. Quando o ser humano sĂł pensa nas coisas terrenas, ele fica desapercebido da realidade espiritual;
2 â Multiplicação da Maldade: O mal em si Ă© algo que causa uma repulsa natural no ser humano. Mas, quando a prĂĄtica do mal torna-se comum e rotineira em uma sociedade, a repulsa desaparece, e o mal passa a multiplicar-se em larga escala, levando o ser humano Ă destruição fĂsica, moral e espiritual;
3 â Pensamentos maus continuamente: Como consequĂȘncia da multiplicação do mal, ocorre a deformação moral do ser humano, e o seu coração torna-se mau por completo;
4 â A terra encheu-se de violĂȘncia: Junta-se uma vida apegada somente aos prazeres do mundo, a multiplicação da maldade e a corrupção total da imaginação dos pensamentos humanos, e temos como resultado o A TERRA CHEIA DE VIOLĂNCIA.
CONCLUSĂO: Assim como a geração de NoĂ© pereceu pelo dilĂșvio como castigo pela sua maldade, a nossa geração tambĂ©m perecerĂĄ por causa da sua perversidade, sendo que agora serĂĄ atravĂ©s do fogo, conforme profetizado pelo ApĂłstolo Pedro.
14Âș SINAL - SERĂ COMO NOS DIAS DE LĂ
Lc 17:28-29: âComo tambĂ©m da mesma maneira aconteceu nos dias de LĂł: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; mas no dia em que LĂł saiu de Sodoma choveu do cĂ©u fogo e enxofre, e os consumiu a todos.â
Gn 19:5: âE chamaram a LĂł, e disseram-lhe: Onde estĂŁo os varĂ”es que a ti vieram nesta noite? Traze-os fora a nĂłs, para que os conheçamos.â
Jd 1:7: âAssim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se corrompido como aqueles, e ido apĂłs outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.â
A geração que verĂĄ o retorno de Jesus Cristo serĂĄ semelhante Ă s geraçÔes dos dias de NoĂ© e de LĂł. Conforme observamos em gĂȘnesis, o que a caracterizou a sociedade dos dias de LĂł, alĂ©m de muitos outros pecados, foi a violĂȘncia, pois a bĂblia diz que a terra se encheu de violĂȘncia, e que as imaginaçÔes (pensamentos) do coração do homem era mĂĄ continuamente.
Agora, vamos nesta postagem analisar outras caracterĂsticas da atual sociedade que a identificam como aquela que verĂĄ o retorno de Jesus Cristo. SĂŁo as caracterĂsticas da sociedade do tempo de LĂł.
LĂł era sobrinho do patriarca AbraĂŁo, e apĂłs separar-se do seu tio, foi habitar na cidade de Sodoma. Apesar de LĂł conhecer o Deus de AbraĂŁo, ele nĂŁo tinha intimidade com Ele, pois tomou a decisĂŁo errada de ir habitar em uma cidade totalmente depravada.
Quando os pecados de Sodoma chegaram ao limite do suportĂĄvel por Deus, o Eterno a resolveu destruir, mas teve que retirar LĂł e sua famĂlia, pois este homem, ainda que falho e dĂșbil, temia a Deus e era justo. Da mesma forma que a sociedade prĂ©-diluviana, Sodoma tinha muitos pecados, mas o principal deles, conforme observamos nas escrituras, era o homossexualismo, em todas as suas variaçÔes. Os habitantes de Sodoma chegaram ao ponto de tentarem estuprar os anjos que foram resgatar LĂł.
NĂŁo se parece com a sociedade atual? Sim, com certeza. Se olharmos no retrovisor do tempo, voltando uns trinta anos no passado, podemos lembrar o quanto a prĂĄtica homossexual era recriminada pela sociedade. Mas, lentamente, as forças do mal se infiltraram nas diversas instituiçÔes do Estado e da sociedade, transformando o homossexualismo em um direito civil, sendo que hoje, qualquer pessoa que se oponha a esta prĂĄtica poderĂĄ ser punida pelo Estado.Esta serĂĄ apenas mais uma razĂŁo pela qual os cristĂŁos serĂŁo perseguidos e mortos durante a grande tribulação, pois os princĂpios de Deus sĂŁo opostos ĂĄs prĂĄticas malignas âMas os cĂ©us e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, atĂ© o dia do juĂzo, e da perdição dos homens Ămpios.â
15Âș SINAL - GRANDES SINAIS NO CĂU
Lc 21:11: âE haverĂĄ em vĂĄrios lugares grandes terremotos, e fomes e pestilĂȘncia; haverĂĄ tambĂ©m coisas espantosas, e grandes sinais do cĂ©u.âA A nossa geração tem se acostumado a testemunhar a ocorrĂȘncia de grandes acontecimentos que nĂŁo ocorriam antes. Podemos lembrar dos tsunamis e dos grandes terremotos recentes. Jesus afirma que antes da sua vinda aconteceriam grandes sinais nos cĂ©us e coisas espantosas. Mas, que acontecimentos seriam esses? Creio que os grandes sinais nos cĂ©us sejam aqueles preditos pelos profetas e pelo prĂłprio Senhor, quanto ao sol, Ă lua e Ă s estrelas (meteoros):
Mt 24;29: âE, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerĂĄ, e a lua nĂŁo darĂĄ a sua luz, e as estrelas cairĂŁo do cĂ©u, e as potĂȘncias dos cĂ©us serĂŁo abaladas.â Hoje, qualquer pessoa que acompanha as notĂcias sabe que o sol estĂĄ passando por turbulĂȘncias e tem apresentado manchas. Quanto aos meteoros, todo dia, centenas deles atingem a atmosfera da terra e sĂŁo destruĂdos, mas estudos apontam que existe uma probabilidade de um grande meteoro atingir a terra no curto prazo. Vejamos estas passagens bĂblicas:
Ap 8:8: âE o segundo anjo tocou a trombeta; e foi lançada no mar uma coisa como um grande monte ardendo em fogo, e tornou-se em sangue a terça parte do mar.â E;Ap 8:10: âE o terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do cĂ©u uma grande estrela, ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das ĂĄguas.â
CONCLUSĂO: Creio que estes sinais ainda nĂŁo aconteceram em sua plenitude, pois segundo o Senhor, estes fatos acontecerĂŁo logo depois da grande tribulação, e esta ainda nĂŁo aconteceu, mas estĂĄ bem perto de começar. Todavia, devemos estar em estado de alerta, pois os demais sinais em conjunto nos mostram a proximidade da vinda do Senhor. Estejamos preparados, pois âo que hĂĄ de vir, virĂĄ, e nĂŁo tardarĂĄ.
16Âș SINAL - COISAS ESPANTOSAS NO CĂU
Lc 21:11: âE haverĂĄ em vĂĄrios lugares grandes terremotos, e fomes e grandes pestilĂȘncias; haverĂĄ tambĂ©m coisas espantosas, e grandes sinais do cĂ©u.â
Na parĂĄbola da figueira, o Senhor Jesus afirma que a geração que veria a sua volta seria aquela que testemunharia o renascimento da nação de Israel. Como sabemos, este paĂs passou a existir na era moderna, no ano de 1948.
VocĂȘ jĂĄ parou para pensar que os sinais preditos por Cristo como indicativos da sua volta passaram a se intensificar a partir do renascimento de Israel? Sim, Ă© verdade, e um destes sinais, Ă© o aparecimento nos cĂ©us em vĂĄrios locais do mundo, dos chamados OVNIS (objetos voadores nĂŁo identificados), conhecidos popularmente como discos voadores. Que na realidade sĂŁo satĂ©lites que brilham ou fragmentos de lixos espaciais entre outros e meteoros que jĂĄ vimos cair na Russia que segundo o governo russo, quase mil pessoas ficaram feridas. A maioria com estilhaços de janelas. Trezentos edifĂcios foram afetados. O corpo celeste se desintegrou na atmosfera da Terra.
Estes aparecimentos de "OVNIS" tĂȘm se intensificado nos Ășltimos anos, sendo que boa parte da população mundial espera que os governos venham a pĂșblico afirmar que nĂŁo estamos sĂłs no universo.
E, conforme afirmou o Senhor Jesus, estes aparecimentos tĂȘm causado espanto nos cĂ©us, ao ponto de muitos que se diziam cristĂŁos, terem abandonado a fĂ©, tornando-se adeptos da ufologia.
Mas, que ninguĂ©m nos engane, pois sabemos que estes aparecimentos sĂŁo armadilhas do nosso inimigo com o objetivo de causar pĂąnico e fazer com que milhĂ”es de pessoas neguem o sacrifĂcio de Jesus na cruz, conforme diz o ApĂłstolo Paulo em II Tess 2:9-11;
âA esse cuja vinda Ă© segundo a eficĂĄcia de SatanĂĄs, com todo o poder, e sinais e prodĂgios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque nĂŁo receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso Deus lhes enviarĂĄ a operação do erro, para que creiam a mentira;â
CONCLUSĂO: Os Ovnis serĂŁo muito Ășteis para o Anticristo, pois o mesmo usarĂĄ a desculpa de que a humanidade precisa se unir para poder resistir aos ataques extraterrestres, e assim conseguirĂĄ implementar A SUA DITADURA MUNDIAL E A PERSEGUIĂĂO AOS CRISTĂOS.
17Âș SINAL - A UTILIZAĂĂO DA IGREJA COMO UM NEGĂCIO LUCRATIVO
II Pe 2:1-3: âE tambĂ©m houve entre o povo falsos profetas, como tambĂ©m entre vĂłs haverĂĄ tambĂ©m falsos doutores, que introduzirĂŁo encobertamente heresias de perdição, e negarĂŁo o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmo repentina destruição. E muitos seguirĂŁo as suas dissoluçÔes, pelos quais serĂĄ blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farĂŁo de vĂłs negĂłcio com palavras fingidas; sobre os quais jĂĄ de largo tempo nĂŁo serĂĄ tardia a sentença, e a sua perdição nĂŁo dormita.â
Mt 21:12: âE entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas.â
A BĂblia Sagrada Ă© enfĂĄtica ao afirmar que nos tempos finais apareceriam falsos profetas e falsos pastores que envergonhariam o evangelho de Cristo, fazendo deste um grande e lucrativo negĂłcio.
Ă bem verdade que durante toda a histĂłria do cristianismo, esse fenĂŽmeno sempre existiu, ora como maior, ora com menor intensidade.
Mas, nas Ășltimas dĂ©cadas, temos contemplado estarrecidos o que se passa no meio que se diz cristĂŁo. NĂŁo hĂĄ igreja ou denominação que escape, pois este mal jĂĄ contaminou a todas.
Bem diferente daquele Grande Pastor que não tinha onde repousar a cabeça.
Mas o Senhor não dormita. Ele voltarå e farå justiça! Que possamos observar este como mais um sinal que indica que a nossa geração verå a volta do Senhor.
18Âș SINAL - AS ADULTERAĂĂES NO LIVRO SAGRADO
Ap 22:19: E, se alguĂ©m tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirarĂĄ a sua parte na ĂĄrvore da vida, e da cidade santa, que estĂŁo escritos neste livro.â
I Jo 2:22: âQuem Ă© o mentiroso, senĂŁo aquele que nega que Jesus Ă© o Cristo? Ă o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho.â
Outro sinal que indica que a atual geração serĂĄ aquela descrita na bĂblia como a que verĂĄ o retorno de Cristo, Ă© a ocorrĂȘncia de sutis alteraçÔes que nas traduçÔes da BĂblia Sagrada.
O apĂłstolo JoĂŁo afirma que a principal caracterĂstica do anticristo Ă© que ele vai negar a divindade do Senhor Jesus. Mas, como fazer os crentes se desviarem dos ensinamentos de Cristo sem que eles notem? A resposta Ă© justamente esta: alterar o que estĂĄ escrito na BĂblia, mas de maneira sutil.
Nos Ășltimos anos temos observado uma avalanche de traduçÔes da BĂblia, cada uma dando ĂȘnfase a um ponto de vista. Temos a BĂblia da vitĂłria financeira, a BĂblia pentencostal, a BĂblia da oração, e tantas outras, culminando com a pior tradução, a bĂblia NVI â Nova versĂŁo Internacional, que alĂ©m de possuir grandes deturpaçÔes dos textos sagrados, foi criada por uma equipe de âsĂĄbiosâ composta por algumas pessoas assumidamente homossexuais.
As principais deturpaçÔes desta tradução são:
1 â No lugar de âSenhor Jesusâ, eles escreveram âJesusâ â ataque ao senhorio de Cristo;
2 â No lugar de âJesus Cristoâ, eles deixaram somente âJesusâ â ataque Ă divindade de Cristo;
3 â No lugar de âhomensâ, eles escreveram pessoas;
4 â No lugar de âsodomitasâ, eles escreveram âescandalososâ, para descaracterizar o homossexualismo;
5 â No lugar de "amor" eles descrevem caridade
6- E muitos outros ainda.
Este Ă© mais um sinal de que a volta de Jesus se aproxima. Em muitas igrejas, pessoas sinceras jĂĄ estĂŁo levando debaixo do braço outra bĂblia, que nĂŁo a verdadeira
19Âș SINAL â A MULTIPLICAĂĂO DA CIĂNCIA
Dn 12:4: âE tu Daniel, fecha estas palavras e sela este livro, atĂ© ao fim do tempo: muitos correrĂŁo de uma parte para outra, e a ciĂȘncia se multiplicarĂĄ.
Mais um sinal que evidencia que a atual geração verĂĄ a volta do Senhor Jesus, Ă© a multiplicação da ciĂȘncia. HĂĄ mais ou menos um sĂ©culo, tĂnhamos no mundo um cenĂĄrio totalmente diferente do que temos hoje.
O homem andava a cavalo, nĂŁo havia telefone, televisĂŁo, nem internet. Sem contar a medicina, que ainda evoluia. A ciĂȘncia vinha progredindo, mas a pequenos passos, sendo que podemos dizer que ocorria uma progressĂŁo aritmĂ©tica (o conhecimento anterior somava-se ao conhecimento produzido).
Mas, de repente, tudo começou mudar. Apareceram o carro, o telefone, o avião, a internet e a medicina evoluiu. O conhecimento não mais passou a progredir de forma aritmética, mas sim de forma geométrica, com uma subsequente alteração radical do ambiente.
Hoje, o homem gaba-se de grandes coisas e jå pensa em colonizar a lua e marte. Mas aqui mesmo na Terra, a fome, as doenças e a desarmonia entre os seres humanos, só aumentam. Tudo isso confirma o que as escrituras jå diziam:
I Tim 3:2-4: âPorque haverĂĄ homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mĂŁes, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliĂĄveis, caluniadores, incontinentes, cruĂ©is, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus.â
Este é o estado dessa geração: progresso material e retrocesso espiritual
20Âș SINAL â A NEGAĂĂO DA DIVINDADE DE JESUS E OS ATAQUES Ă SUA PESSOA
I Jo 2:22 âQuem Ă© o mentiroso, senĂŁo aquele que nega que Jesus Ă© o Cristo? Ă o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho.â
Outra caracterĂstica que tem ocorrido ultimamente com mais intensidade na nossa geração, Ă© o ataque Ă divindade de Jesus. Sabemos que o mundo polĂtico, social e atĂ© mesmo religioso nĂŁo Ă© obrigado a aceitar a pessoa de Jesus como as escrituras mostram. Essa aceitação Ă© particularmente objeto de reconhecimento pelos discĂpulos de Jesus, ou seja, aqueles que se declaram cristĂŁos e seguem os ensinamentos do Mestre.
Contudo, o que temos observado, principalmente nos Ășltimos anos, apĂłs a expansĂŁo das mĂdias de massa como a televisĂŁo e a internet, Ă© um intenso ataque contra a pessoa de Jesus, de forma a tentar ao mĂĄximo desacreditar o carĂĄter de Cristo junto Ă s pessoas.
Cada dia aparece algo novo, dos ditos âcientistasâ ou âarqueĂłlogosâ, com teorias e informaçÔes que tentam mostrar Jesus ou como um mito ou como mais um ser humano qualquer que passou por este mundo.
O cristĂŁo, que se orienta pela BĂblia Sagrada deve levar em conta mais este sinal e entender que os tempos que ora vivemos sĂŁo aqueles descritos por Jesus Cristo como aqueles que antecederiam a sua gloriosa volta.
A BĂblia afirma que a salvação do ser humano estĂĄ ligada intimamente ao ato de crer, e que esse ato depende unicamente do indivĂduo. Assim, para os que se salvam, Jesus Ă© o Rei, O Messias, a Luz e a razĂŁo da existĂȘncia. Mas para os que se perdem, apenas um homem comum, pois os olhos destes foram cegados pelo deus deste sĂ©culo, para que a luz de Cristo nĂŁo resplandeça, e isto Ă© o que tem acontecido com a atual geração
21Âș SINAL - O APEGO AS COISAS MATERIAIS
Ap 3:14-17 âEu sei as tuas obras, que nem Ă©s frio nem quente: oxalĂĄ foras frio ou quente! Assim, porque Ă©s morno, e nĂŁo Ă©s frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e nĂŁo sabes que Ă©s um desgraçado, e miserĂĄvel, e pobre, e cego, e nu;â
Fp 1;29 âPorque a vĂłs foi concedido, em relação a Cristo, nĂŁo somente crer nele, como tambĂ©m padecer por ele.â
Fp 4:12 âSei estar abatido, e sei tambĂ©m ter abundĂąncia; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruĂdo, tanto a ter fartura, como a ter fome, tanto a ter abundĂąncia como a padecer necessidade.â
I Tim 6:7-10 âPorque nada trouxemos para este mundo, e manifesto Ă© que nada podemos levar dele. Tendo, porĂ©m, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. Mas os que querem ser ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscĂȘncias loucas e nocivas, porque submergem os homens na perdição e ruĂna. Porque o amor ao dinheiro Ă© a raiz de toda a espĂ©cie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fĂ©, e se transpassaram a si mesmos com muitas dores.â
Um dos sinais que mostram a iminĂȘncia do retorno de Cristo Ă© a apostasia no meio dos que se dizem cristĂŁos, e umas das facetas desse afastamento Ă© justamente o aparecimento do famigerado materialismo. A igreja pobre que tinha como Ășnica riqueza a Cristo, passa agora a querer ser rica, e utiliza esse mesmo Cristo apenas como uma alavanca para conseguir obter a riqueza do mundo material.
Como consequĂȘncias da igreja tornar-se materialista, temos que ela tambĂ©m se transforma em morna. E, o que Ă© uma igreja morna? Para responder a esta pergunta, precisamos primeiramente saber o que Ă© ser frio e quente.
O ser humano frio Ă© o ignorante quanto Ă s coisas espirituais, e vive segundo o curso do mundo, praticando a iniquidade. O quente Ă© o vigilante e conhecedor das coisas espirituais, e que pratica o evangelho;
E, por fim, o morno, Ă© aquele que embora conhecendo as coisas espirituais, vive em conformidade com o mundo, sendo que este Ă© o pior de todos, que Jesus abomina e estĂĄ a ponto de vomitĂĄ-lo de sua boca.
E não é este justamente o quadro que temos visto hoje? Qual é a igreja que prega o desapego às coisas materiais? Qual é a igreja que prega que ao cristão estå reservado o sofrimento e a perseguição nesta vida?
Conforme estĂĄ escrito em filipenses, quanto a Cristo, nos estĂĄ reservado nĂŁo somente crĂȘ nele, mas tambĂ©m, padecer por ele. E, por falar em padecer, Ă© bom lembrar que A GRANDE TRIBULAĂĂO estĂĄ Ă s portas, e nĂłs cristĂŁos, haveremos de sofrer por causa do nome de Jesus neste tempo de trevas que virĂĄ.