A ORAÇÃO
A oração como sabemos é um conjunto de palavras que expressam nossos pensamentos, desejos e súplicas, que elevamos a Deus. No dicionário temos o seguinte: 1 s.f,Gram. conjunto de palavras que expressam um pensamento completo. Obra de eloqüência para ser pronunciada em público. discurso ou sermão. elevação da alma a Deus, invocação dirigida a Deus.
O que é necessário para que alguém saiba escute essa oração?
Estar presente e ouvir o que você tem a dizer, como estamos falando unicamente de Deus não necessitamos de mencionar que poderíamos gravar essa conversa para se escutar depois, então como podemos saber quem realmente escuta as nossas preces?
A resposta é muito fácil para aqueles que sabem o quanto é importante ler a Bíblia por ali temos todas essas respostas, somente Deus é capaz de ouvir, tanto a minha quanto a sua e as milhões de orações que estão acontecendo nesse exato momento, temos que lembrar que não é somente a nossa que estamos pedindo, e cada um tem a sua necessidade, a sua urgência, o seu agradecimento, a sua adoração, o seu louvor.
Mas como Deus, somente Ele é capaz de tudo isso e não outras entidades ou os chamados santos, realmente é somente Deus?
Sim somente Ele, ninguém mais, vejamos o que diz as Escrituras Sagradas para provar isso:
Somente DEUS é ONIPOTENTE: Que pode tudo;Todo Poderoso:
Somente Ele é ONIPRESENTE: Presente em toda a parte ao mesmo tempo,ubíquo:
Somente Ele é ONISCIENTE: Que sabe de todas as coisas:
Não há em parte alguma da Bíblia outro capaz de tamanho poder.Não há na Bíblia que morto intercede por quem está vivo? Por que pregar essa mentira para segurar fiéis e ainda dizer que é a igreja verdadeira? Esquecem também que placa nenhuma de igreja ou ser religioso levará alguém para o céu, nenhuma tradição, seja a mais antiga que for conseguirá chegar a Deus com isso, pelo contrário,Deus, somente Ele tem o conhecimento de tudo até os pensamentos humanos, Rs 8.39 Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
Sim, só Tu ó Deus conheces o coração do homem. Em Salmos 7.9: Deus justo, que sondas as mentes e os corações, dá fim à maldade dos ímpios e ao justo dá segurança. Jr 17.10: Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras.
O que é abominação para Deus é o ser humano cultuar, seja da forma que for outros deuses ou qualquer criatura que for, Ele deixa muito claro em Romanos 1.25: Mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram a criatura em lugar do Criador, que é Bendito eternamente.Deus nos alerta sempre para adorarmos somente a Ele e mais ninguém, se apenas Ele tem o poder de atender nossas orações é inútil falarmos com quaisquer que sejam outros tipos de "santos", seja qual for, mais uma vez lembrando só Deus é que pode estar em todos os lugares, atender a todos de uma única vez, só Ele sabe e só Ele pode, amém.
Pois Ele livrará ao necessitado que clamar, como também ao aflito e ao que não tem quem o ajude(Salmos 72.12)
Porque Dele e por Ele e para Ele são todas as coisas.Glória , pois, a Ele eternamente. (Romanos 11,36)
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual se deu a si mesmo em resgate por todos, para servir de testemunho a seu tempo ( Timóteo 2,5-6)
pesar de muitas pessoas acharem que Jesus não precisava orar, vemos que ele deixou um grande exemplo de vida em oração para nós ( Marcos 1:35 E, levantando-se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava., Lucas 9:18 E aconteceu que, estando ele só, orando, estavam com ele os discípulos; e perguntou-lhes, dizendo: Quem diz a multidão que eu sou?, João 17 Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti;
Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste.
E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer.
E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.
¶ Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra.
Agora já têm conhecido que tudo quanto me deste provém de ti;
Porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste.
Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.
E todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e neles sou glorificado.
¶ E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.
Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.
Mas agora vou para ti, e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos.
Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.
Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.
Não são do mundo, como eu do mundo não sou.
¶ Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.
Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.
E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.
E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim;
Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.
¶ Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo.
Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim.
E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja.) e também ensinou a orar ( Mateus 6: 05-08 quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.
Lucas 11: 01-04: aconteceu que, estando ele a orar num certo lugar, quando acabou, lhe disse um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos.
E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu.
Dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano;
E perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve, e não nos conduzas à tentação, mas livra-nos do mal.
Só por isso, vemos a tamanha importância da oração na vida de um homem.
A oração é encontrada como um ingrediente indispensável na vida de igreja e na vida dos apóstolos, pois eles seguiram piamente a forma de vida de seu mestre, ou seja, o nosso senhor Jesus Cristo.
O Novo Testamento mostra que após a sua ascensão, Jesus ainda é um homem de oração, Ele é "o intercessor". Romanos 8: 34 declara: " É Cristo Jesus quem morreu, ou antes, quem ressuscitou, o qual está a direita de Deus, e também intercede por nós."
Hebreus 7: 25 declara: " Por isso também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles."
Vigie e Ore em todo tempo e lugar e sem cessar:
Vigiai e orai, para não cairdes em tentação. O espírito, com certeza, está preparado, mas a carne é fraca” Mateus 26.41
Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,
E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho, Efésios 6:18-19
Orai sem cessar 1 Tessalonicenses 5:17
Temos um exemplo em Gênisis quando Issac orou: E Isaque orou insistentemente ao Senhor por sua mulher, porquanto era estéril; e o Senhor ouviu as suas orações, e Rebeca sua mulher concebeu.
‘’Ouvistes que foi dito: amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus, porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
Porque, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim? Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus’’. Mateus 5:43-48.
Quem não gostaria de ser mais feliz, mais abençoado? Então, é só seguir o que está escrito na Bíblia.
Amarás ao teu amigo e odiarás o teu inimigo são mandamentos do mundo e não do nosso Deus? Não. O mandamento deste mundo em que vivemos é odiar aqueles que fazem coisas que prejudiquem, e isso não é mandamento de Deus, mas do mundo que o segue. No geral, as pessoas devolvem o mal com o mal que lhes fazem, diferente dos filhos de Deus, que devem amar os seus inimigos e bendizer aqueles que falam mal deles, fazendo o bem pelos que odeiam e orando pelos que os maltratam e os perseguem, para que sejam verdadeiros filhos de Deus.
Neste mundo é natural amar quem nos ama e odiar quem nos odeia, mas o próprio senhor Jesus Cristo diz que devemos amar os nossos inimigos e orar para quem vem nos perseguindo. Quando a pessoa pratica estas palavras, o mandamento Dele, nosso Deus a abençoa muito mais, pois Ele mesmo diz que o galardão vem de amar os que nos odeiam.
Quando a pessoa tem o amor de Deus no seu coração e passa a amar até mesmo aqueles que os perseguem e tramam contra ela, essa pessoa é verdadeiramente filha de Deus. E quantas pessoas estão na presença do Senhor, que não amam, que deixam existir mágoas, ira, raiva, inveja e desejo de ver o mal na vida de outras pessoas. Conhecer a Palavra, mas continuar no erro prova que não são filhos de Deus. Mas a Bíblia diz para amarmos ao nosso próximo, mesmo aqueles que tramam para tomar seu serviço, sua esposa e sua saúde. Devemos amá-los, orar por eles e apresentá-los ao nosso Deus. Odiar é o costume do mundo, mas nós devemos amar a quem nos odeia e nos quer mal.
Qual é a diferença entre aqueles que estão na igreja e os que vivem lá de fora, se eles só saúdam aqueles que são seus amigos e conhecidos e ignoram todas as outras pessoas? Muitos, como os gentios, só amam e procuram fazer o bem àqueles que fazem o bem para eles. Nós estamos na presença de Deus, devemos ser perfeitos e verdadeiros perante todos, fazer o bem, orar, jejuar e apresentar as pessoas, essas vidas a Deus, para que todos nós sejamos abençoados pelo Senhor.
Você ama seu próximo? Procura fazer o bem para todos? Estão incluídos os que querem o seu mal? É o que temos de aprender a fazer. Nosso Deus dá esse alerta. Temos de ser segundo a Palavra, segundo nosso Deus, que veremos muito mais pessoas abençoadas e consideradas Filhos de Deus. E qual filho não recebe o melhor de seu pai, que é Deus?
Nunca se esqueça que uma vez filho de Deus, passamos a ter o Espírito Santo morando dentro de nós. Sendo assim, procure agir de acordo com essa responsabilidade! Não é por que as pessoas lhe desejam mal ou perseguem que você tem que agir da mesma forma. Deus quer uma atitude diferente de sua parte!
As pessoas podem se proteger de suas agressões e de suas palavras, mas nada podem fazer contra sua oração!
Sê perfeito, ouve e pratique a Palavra de Deus, e Ele vai lhe abençoar continuamente. Amém.