O BATISMO
O Batismo Bíblico é um mergulho - A Natureza do Batismo
A. O batismo bíblico requer o modo bíblico ? Mat. 28:19, "batizando-os"
1. Definição do Batismo:
a. Em grego, !baptizo?, traduzida como !batismo? em português, é somente usada em conexão com a ordenança do batismo.
b. A palavra batismo em português origina-se da palavra !baptizo? que significa em grego fazer molhado por completo
c. A palavra !baptizo?, por sua vez, origina-se da palavra grega !bapto? que significa de cobrir completamente com fluido.
d. Há outras palavras gregas que significam !lavar?, ?aspergir?, !molhar?, ?derramar?, e !purificar?, mas nunca foram usadas, em nenhum caso, em relação com a ação de batizar ou em relação com a doutrina do batismo no Novo Testamento.
e. Todos os batismos no Novo Testamento e relacionados pelos historiadores por vários séculos depois do término da Bíblia mostram que a imersão do corpo inteiro era o que Cristo havia ensinado.
f. Os estudiosos não religiosos da língua grega sempre concordaram que Baptizo significa imersão ou em uma maneira ou outra colocar dentro ou em baixo de água.
2. Exemplos
a. Na água - João 3:23, "...porque havia ali muitas águas." Veja mais: João Batista (Mat. 3:6); Filipe (Atos 8:36-39).
b. Pelo mergulho. Lembre-se o significado da palavra !batismo? em grego. Veja como o mergulho é entendido pelos exemplos: Mar 1:9, "...Jesus...foi batizado por João no Jordão."; Atos 8:36-39, "...desceram ambos à água...o batizou...saíram da água..."
João pediu uma qualificação dos que ele batizou: Mat. 3:8, "Produzi pois frutos dignos de arrependimento."
Jesus explicou que quem deve ser batizado são os crentes: Mar. 16:16, "Quem crer e for batizado....mas quem não crer".
O exemplo bíblico é que os que foram batizados foram os que justificaram a Deus (Lu 7:29,30 "tendo sido batizados...justificaram a Deus."). Veja mais estes exemplos: Atos 2:41, "...foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra;..."; Gal 3:27, "todos batizados...já vos revestistes de Cristo."; Eunuco (Atos 8:36-38); Coríntios (Atos 18:8); (Éfeso) Atos 19:1,5
"Mas os fariseus e os doutores da lei rejeitaram ... Deus ... não tenho sido batizados por ele." (Luc. 7:29,30).
Há os que se julgam e justificam a Deus (os santos); e há os que se justificam e julgam a Deus (os descrentes)
O batismo bíblico requer a razão correta.
1. A razão bíblico inclui o desejo de mostrar a fé (Tiago 2:26, "Fé sem as obras é morta"). Em nenhuma maneira o batismo traz a fé. O desejo de ser batizado biblicamente é um fruto do arrependimento verdadeiro (Mat. 3:8, "... produzi pois frutos ao arrependimento."). O batismo é para mostrar que cremos já e nunca para receber a fé (Mar 16:16, "Quem crer e for batizado..."; Atos 8:37, "...é lícito, se crês de todo o coração.", ver também Atos 2:41). Os que entravam na arca de Noé entraram porque creram que isso era uma ação certa. Os que submetem-se ao batismo testemunham publicamente que tenham uma boa consciência com Deus pelo sacrifício de Jesus Cristo (I Ped 3:21, "...da indagação de uma boa consciência para com Deus,...")
2. A razão bíblico inclui o desejo de obedecer as ordenanças. O crente que é sério com Deus quer adorá-lo com obediência completa. Mais cedo ou mais tarde ele vê o assunto do batismo no Novo Testamento como uma norma, lei ou requerimento (Mat. 28:18-20). Entendendo a ordem do seu Senhor a ser batizado, ele submete-se à ordem e pede batismo (Atos 8:37).
3. A razão bíblico inclui o desejo de seguir o exemplo de Cristo. Uma marca distinta do crente é desejar ser como Cristo (Rom. 8:29, "serem conformes à imagem de Seu Filho"; I Pedro 2:21). Se Cristo submeteu-se ao batismo, aquele que deseja agir como Ele, logo quer se submeter ao batismo também. Se Cristo foi obediente em tudo (Mat. 3:15,16; Fil. 2:8) e se o crente foi enviado como Ele foi enviado (João 20:21), a submissão à ordenança do batismo é o passo lógico. Ser como Cristo é sempre o alvo do crente (Fil. 3:7-11).
O batismo simboliza o Salvador - Cristo
I Cor 15:3-6; II Cor 5:21
1. Sua obediência. Fil. 2:8
2. Sua morte pelos pecados. Rom 5:8
3. Seu sepultamento. I Cor 15:3-6
4. Sua ressurreição vitoriosa. I Cor 15:20
B. O batismo simboliza o Candidato - O Cristão
Rom 6:1-11; Col 2:8-23 (v. 12, 20)
1. Sua desobediência - v.6, "o nosso homem velho", Efés 4:22, "trato passado...velho homem"
2. Sua morte com Cristo pelos pecados - v.4, "sepultados com Ele pelo batismo na morte"; v.6, "foi com Ele crucificado"; Col 3:3, "Porque já estais mortos". Mortos ao poder e pênalti do pecado na nossa lógica, nossos hábitos de língua, vestimenta, à uma submissão completa à Palavra de Deus.
3. Sua ressurreição espiritual - v.4, "para que, como Jesus ressuscitou dos mortos...assim...nós também.."; v.5, "também o seremos na da sua ressurreição"; v.8, "também com Ele viveremos"; v.11, "mas vivos para Deus"; Gal 2:20, "crucificado...e vivo"; Col 3:1, "Portanto, se já ressuscitastes com Cristo"
4. Sua vida nova obediente na terra. Sua testemunha - v.10, "quanto a viver, vive para Deus."; v.11, "vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor."; Gál 2:20, "vivo-a na fé"; Gál 5:24,25, "crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências ... andemos também em Espírito"; Col 3:1, "buscai as coisas que são de cima". O desejo é ter a imagem de Jesus na vida.